Plano de Negócios

Desenvolvendo um Plano de Negócios com um Designer

Em tempos desafiadores como este que estamos vivendo, a necessidade da descoberta de novos caminhos para os negócios se torna evidente. O que antes era um desejo de inovação para ser mais competitivo, agora tornou-se uma questão de sobrevivência. Neste sentido,
este artigo indica a ideia do desenvolvimento de planos de negócios pelo viés do design. E para descrever sobre esta contribuição 
do designer no universo dos negócios apresenta-se algumas questões do cenário empreendedor em relação ao planejamento.

Como Empreendedores têm planejado ?

Faz parte da cultura empreendedora brasileira, abrir empresas sem nenhum tipo de formalização, e, à medida que o negócio vai prosperando, aí sim, busca-se a formalização. Mas, essa formalização que, geralmente é a abertura da empresa, não garante segurança na continuidade do negócio. A palavra-chave para essa segurança é planejamento, e este, constantemente é deixado de lado.

Existem vários tipos de planejamento, geralmente empreendedores começam com o planejamento operacional que é o mais óbvio e visível. É ele que vai fazer o negócio se tornar uma empresa. Num primeiro momento pode dar certo, mas a médio e longo prazos, gestores serão pegos de surpresa com situações do cenário mercadológico, com as políticas fiscais, com o câmbio, com a legislação e com sua própria condição de continuar fazendo a gestão de modo heroico e solitário. Outro planejamento bastante comum é o planejamento financeiro mensal, o que na verdade não é um planejamento, é apenas uma planilha que vai mostrar o orçamento do período de 30 dias, ou seja, quando chega um aumento de impostos ou a necessidade de um novo investimento, aquela planilha se torna desatualizada.

Nosso intuito aqui é alertar para a necessidade de se fazer um plano de negócios completo que vai orientar as tomadas de decisões e idealizar de modo dinâmico a trajetória que a empresa vai seguir num período de 2 anos. Só com esse plano a empresa pode se tornar sustentável em todos os aspectos. Após 2 anos, outro plano deve ser criado para que a empresa se adeque ao novo contexto.

Quais as principais informações que deve conter um plano de negócios?

Para responder a essa questão elaboramos uma figura que mostra as tomadas de decisões nos âmbitos: estratégico, tático e operacional. Esta figura elenca a maioria das decisões e ações a serem assumidas, mas em cada plano, dependendo da realidade da empresa, ajustes precisam ser feitos.


Como fazer Um Plano de Negócios ?

Se você e sua equipe buscarem um roteiro e desenvolverem esse roteiro, poderão ter um plano de negócios razoável, mas sugere-se que contratem uma consultoria especializada . Assim o plano de negócios com a experiência do consultor poderá levar a melhores resultados. Existem inúmeros livros e sites apresentando o roteiro do plano de negócios, mas a experiência dos gestores e profissionais qualificados é fundamental.

Por Quê um Designer pode ser o líder da equipe de Desenvolvimento de um Plano de Negócios?

Antigamente, a função do designer era criar produtos esteticamente belos, mas isso mudou . O designer agora é visto como o profissional que tem um olhar estratégico sobre os problemas. Essa prática do design chama-se design estratégico e o processo utilizado pelo designer chama-se design thinking. Por isso, na Fronte Sul utilizamos um modelo exclusivo de design thinking para desenvolver planos de negócios. Os resultados costumam ser mais inovadores e o processo é mais leve, cocriativo e colaborativo.
O modelo que utilizamos na Fronte Sul é o MOPDET (Modelo de Processo de Design Thinking). As premissas para o desenvolvimento deste plano envolve a escolha do time. Neste time sugere-se a participação de : um gestor, um consultor, um profissional especializado no quesito técnico mais relevante para a empresa, um designer e um profissional da área financeira.

Como Aplicar o Modelo MOPDET ?

O modelo MOPDET tem fases similares aos modelos de design thinking propostos por outros autores, a diferença é que este modelo foi criado com um embasamento teórico aprofundado a partir do pensamento de 11 pesquisadores desde os anos 1960. Isso garante o atendimento dos objetivos propostos desde o início do processo e garante melhores resultados.

Os conteúdos de cada fase são:

Fase 1 – Origem e Destino – Determina-se as principais diretrizes do Plano; uma pergunta de projeto que usa a lógica abdutiva; o propósito, a visão e os valores da empresa; os objetivos e metas.

Fase 2 – Imergência – Nesta etapa são feitas pesquisas : de dados secundários (pesquisa desk), pesquisa etnográfica, identificação das buyer personas, mapa de empatia, jornada do usuário, análise swot, dados de mercado, tendências, concorrência, análise financeira e de vendas, posicionamento, análise de viabilidade tecnológica, localização, perfil de equipe e modelo de contratação, parcerias estratégicas.

Fase 3 – Imaginação – Esta fase envolve a cocriação do time de desenvolvimento do plano e de convidados que possam sugerir produtos/serviços e soluções inusitados. O roteiro tradicional do plano de negócios é usado aqui como referencial das soluções a serem propostas. A cocriação ocorre em vários workshops de modo lúdico e criativo. A liderança do designer é essencial.

Fase 4 – Avaliação – Esta etapa vai testar as melhores soluções propostas na fase anterior. Então são necessários protótipos de produtos/ serviços e soluções. Este teste deve ocorrer com clientes e contextos reais para serem avaliados e aperfeiçoados.

Fase 5 – Implantação – Depois de testados e aperfeiçoados os produtos/ serviços e soluções, são disponibilizados ao mercado por meio da empresa que se planejou e agora está pronta para crescer e prosperar. Cada feedback do mercado deve ser considerado como uma oportunidade de aperfeiçoamento. Assim, o plano nunca será estático, ao contrário, estará sempre atualizado.



Após a aplicação do modelo MOPDET para desenvolver o plano de negócios é preciso saber para quê este plano será usado. Neste sentido fica a pergunta:

Quais as Funções de um Plano de Negócios?

Um plano de negócios tem os seguintes objetivos:
1º) Apresentar ao gestor o caminho que a empresa vai seguir e onde ela quer chegar num período de 2 anos;
2º) Apresentar o plano para parceiros comerciais, institucionais e fornecedores;
3º) Apresentar o plano para a obtenção de recursos financeiros;
4º) No caso de uma franquia, o plano de negócios é utilizado para mostrar ao futuro franqueado como será o desenvolvimento do negócio
 
Depois de todas essas inspirações você pode começar a fazer o plano de negócios da sua empresa, mesmo que você seja um profissional autônomo ou uma micro empresa. Assim seu negócio poderá crescer, se tornar uma empresa e prosperar com planejamento e sem sustos.

Quer saber mais sobre plano de negócios e design thinking.
Fale conosco

Author


Avatar

Gláucia de Salles Ferro

Doutora em design (UFPR), Especialista em Marketing (ESPM), professora universitária, designer de produto (FAAP). CEO e consultora da Fronte Sul. glaucia@frontesul.com.br